A MENINA ATRÁS DO ESPELHO
ANI - DIR. IURI MORENO - 12' (2022)
Sinopse
Presa em seu próprio quarto, uma menina transgênero encontra atrás do espelho uma nova realidade onde ela é livre para ser quem é ou quiser ser.
CONCEITO
O curta "A menina atrás do espelho" traz como protagonista a Helena, uma menina transgênero que vive em duas realidades distintas: uma em um lado do espelho e a outra, atrás do espelho. Na primeira, ela nitidamente sofre violências, simbolicamente representada por um monstro que bate constantemente na porta de seu quarto e visualmente representada por cores mais frias, com predominância do azul, deixando a protagonista mais cabisbaixa e reprimida. Já atrás do espelho, Helena é acolhida por sua família e é livre para ser quem ela é: uma menina alegre, sociável e apaixonada por HQs, astronomia e vestidos. Seu quarto tem cores mais quentes, com predominância do rosa e lilás, e seus pais oferecem todo o afeto e suporte necessário para a seu crescimento.
Em determinado momento, as duas Helenas se encontram e trocam de lugar. A Helena que antes vivia em um ambiente de violência passa a viver em um ambiente acolhedor e, apesar do receio de sair do quarto, ela cria coragem para encarar seus traumas e é surpreendida com o afeto que recebe de seus pais dentro da nova realidade em que ela está inserida. Para quem assiste, o filme apresenta dois caminhos e suplica para que educadores, famílias e sociedade optem pelo caminho do afeto e do acolhimento, implorando para que parem de violentar pessoas trans e se posicionando contra qualquer tipo de homofobia e transfobia.
PRÊMIOS E FESTIVAIS
Lançado em 2022, o curta A MENINA ATRÁS DO ESPELHO recebeu um importante prêmio de Melhor Filme Intantil no 28º Encounters Film Festival, na Inglaterra, foi indicado como Melhor Curta de Animação pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2023 e foi ainda selecionado para mais de 80 festivais entre nacionais e internacionais, sendo 7 qualificadores ao OSCAR, são eles:
- 43º Durban International Film Festival (África do Sul)
- 41º Uppsala Short Film Festival (Suécia)
- 35º Out on Film – Atlanta’s LGBTQ Film Festival (EUA)
- 28º Encounters Film Festival (Reino Unido)
- 23º BISFF - Bengaluru International Short Film Festival (Índia)
- 22º CineLebu – Lebu International Film Festival (Chile)
- 20º Bogoshorts – Bogotá Short Film Festival (Colômbia).
PROCESSO CRIATIVO
A ideia do filme A MENINA ATRÁS DO ESPELHO surgiu quando o nosso diretor e roteirista Iuri Moreno, em 2017, juntamente com a turma de especialização em audiovisual da UEG, foram desafiados pela professora Alyne Fratari a pensar em um roteiro de curta-metragem que se passasse em uma única locação. Iuri se reuniu com o seu grupo e, sem qualquer proposta apresentada inicialmente, eles brincaram entre si que alguém teria que sonhar com uma história para apresentá-la no dia seguinte. Com o desafio da professora Alyne em mente e influenciado por uma reportagem exibida pelo fantástico sobre a menina Melissa, uma criança trans que tinha apenas 11 anos a época (Imagem ao lado), Iuri acabou sonhando mesmo com uma história naquela noite, a história do curta “A menina atrás do espelho”.
Pensando que seria complexo demais trabalhar essa ideia que sonhou em um simples exercício de faculdade, Iuri acabou não apresentando a história do curta para o seu grupo e eles trabalharam em um roteiro de outra colega. Após uma semana, Iuri acabou escrevendo o roteiro do filme a partir da história que havia sonhado, mas surgiu outra questão que deixava Iuri inseguro para levar o projeto adiante: aquele não era o seu lugar de fala, Iuri é um homem cis.
Imagem da reportagem do Fantástico
E como preencher esse lugar de fala? Iuri se questionava... Não tinha como chamar uma pessoa trans para escrever o roteiro pois a história já estava ali, praticamente pronta, mas era possível realizar consultorias com pessoas trans a fim de aperfeiçoar a narrativa e tomar os cuidados necessários para se tratar de um assunto tão delicado, e assim Iuri o fez. O retorno foi positivo, as pessoas que liam o roteiro se sentiam representadas, e após algumas questões debatidas e alterações realizadas, Iuri se sentiu mais confiante para fazer o filme existir de fato.
O curta foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia e no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e após passar por atrasos de recebimento e ter que realizar uma campanha de financiamento coletivo para complementação de recursos, situações que não entraremos em detalhes aqui, o filme finalmente entrou em produção.
Ainda com a questão da inclusão de pessoas trans na equipe circundando o projeto, a produção encontrou dificuldades para encontrar profissionais trans na área da animação para integrar a ficha técnica, principalmente para assumir funções maiores, como direção de arte ou até mesmo a direção do curta. Algumas pessoas trans assumiram trabalhos como criação de ilustrações, por exemplo, outras funções mais técnicas, mas a equipe queria algo ainda mais representativo, até que encontraram na música um caminho para essa inclusão.
A cantora Assucena Assucena, mulher trans, topou compor uma música para o filme. Assucena escreveu a letra e criou a melodia da música “Além das superfícies”, enquanto Sarah Alencar compôs o arranjo e a Uma Luiza, outra cantora trans, a interpretou com maestria, um lindo trabalho que traduz e encerra os sentimentos transmitidos pela narrativa do filme.
ARTE
A arte do filme foi pensada para criar duas realidades paralelas, assim como já sugeria a narrativa: o mundo em que a protagonista vivia presa em seu sexo biológico masculino, reprimida por um pai/monstro violento e dentro de um quarto impositivamente azul; e o mundo atrás do espelho, onde o monstro não existe e ela tem a liberdade para usar a cor que quiser, vestir o que quiser e ser o que quiser.
No primeiro ambiente o quarto é propositalmente dominado pelo azul, uma cor fria que reflete uma sociedade que ainda insiste em definir gênero através de uma cor. Um azul autoritário, mas que demonstra sua resistência e fluidez através de breves nuances de vermelhos, amarelos e lilás. Já no segundo ambiente, Helena, a menina atrás do espelho, é super extrovertida e alegre, existe a liberdade das cores sem quaisquer imposições. O quarto é predominantemente lilás, pois Helena quis que fosse assim, mas também foi uma forma de homenagear as cores presentes na própria bandeira trans.
Já quando saímos do quarto de Helena, as cores se misturam. Temos um chão verde, paredes rosas, cadeiras vermelhas, alguns detalhes roxos, uma forma de demonstrar que o gênero é fluido e que cor não define gênero. A narrativa é simples e tenta passar a mensagem de forma bem singela, apenas sugerindo àqueles que a assistem e que tenham um primeiro contato com a temática, que respeitem a diversidade e ofereçam afeto às pessoas trans, e principalmente às crianças e adolescentes trans.
GALERIA DE IMAGENS
ARTES FINAIS
ARTES CONCEITUAIS
PERSONAGENS E PROPS
CENÁRIOS
FESTIVAIS
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro:
Iuri Moreno
Direção de Arte:
Marília Mafé e Vinícius Fabrino
Direção de Animação:
Camila Monart
Produção Executiva:
Lara Morena e Débora Resendes
Desenho de Som:
Thiago Camargo e Guilherme Nogueira
Trilha Musical:
Assucena Assucena, Dênio de Paula e Sarah Alencar
Direção de Voz Original:
Lara Morena
Assistente de Direção:
Camila Monart
Storyboard/Animatic:
Elton Takumi, Neliel e William Rollwagen
Arte Conceitual:
Marília Mafé
Assistentes de Arte:
Jenny Defensor, Mariana Nicoleli e Marcos Santana
Assistente de Produção:
Camila Andrade
Animadores:
Lauro Assis, Camila Monart, Vanessa Macedo, Petró, Michel Apaza, Micaele Freitas, Camila Andrade, Fê Soares e Raoni Paulo.
Rigger 2D:
Michel Apaza e Camila Monart
Efeitos Especiais:
Michel Apaza e Igor Bezerra
Montagem:
Igor Bezerra e Iuri Moreno
Finalização:
Caco Pereira
Design Gráfico:
Lucas Marelo
Ilustrações:
Beatriz Mello, Carol Sartori, Cynthia Liz, Etienne Tavares e Nana Siqueira
Traduções e Legendagens:
Caco Pereira, Claudia Cavicchia, Mairon Morelli e Marcela Llanos
Medidas de Acessibilidade:
Alberto Holanda, Carolina Wintter, Maisa Conceição e Michelle Belatto
Guitarras, piano, percussão corporal e violões para Trilha Musical:
Dênio de Paula
Sintetizadores, samplers e efeitos para Trilha Musical:
Daniel de Paula
Consultorias Roteiro:
Alê Alves, Andrógine Zago, Geovanna Xavier, Rafaela Lincoln e Thomas Toledo
CANÇÃO ORIGINAL
"ALÉM DAS SUPERFÍCIES":
Composição:
Assucena Assucena e
Sarah Alencar
Intérprete:
Uma Luiza
Produção Musical:
Carlos Eduardo Samuel e
Sarah Alencar
Teclados e Programações:
Carlos Eduardo Samuel
Gravação de Voz e Mixagem:
Ernani Napolitano
Apoio:
Incentivo:
Apresentação:
Estúdio Parceiro:
Distribuição:
Realização: